Adubando Pensamentos

Era uma árvore grande, forte, com raízes robustas e firmes.

No outono perdia as folhas, na primavera não conseguia dar flores.

Cansada de não conseguir um botãozinho sequer, ela foi acreditando que era fraca e deixando sua força se esvair por entre as lascas de madeira em seu tronco.

A árvore foi ficando pior a cada primavera, onde observava as outras ao seu redor florescerem e ela não.

Certo dia pousou em um de seus galhos um pássaro, que resolveu questioná-la.

"A senhora me perdoe a intromissão, mas porque tanta tristeza?" - e, não exitando, bicou-lhe o tronco.

"Ai, seu pássaro maluco! Não me importo com a pergunta, mas sim com esse bico. Minha tristeza vem de anos, observando todos florescerem, todos cumprirem seu ciclo, e eu aqui sempre do mesmo jeito." - respondeu a árvore balançando um pouco o galho em que o pássaro estava.

"Mas quem é que disse que a senhora não mudou? Tudo muda a todo instante. Se continuar a olhar para a mudanças dos outros não perceberá que a sua acontece! Vejo que é  robusta, cheia de vida e muito mais forte do que todas por aqui."

A árvore então parou para observar.

Olhou com atenção tudo ao seu redor: o solo onde estava era fértil, as flores que a rodeavam eram bonitas, coloridas e ela nem sequer havia notado por todo esse tempo. Percebeu que perdia tempo enaltecendo todas as outras e diminuindo a si mesma, matando um pouco de si a cada dia por não perceber que era, realmente, uma baita árvore! Daquelas que deixam as pessoas boquiabertas de tão grande!

Sem perceber, sorriu.
O pássaro sorriu também.

E depois daquele dia, as primaveras deram a ela as flores mais bonitas, as folhas mais verdes e delicadas, que dançavam com o toque suave da brisa.

Era uma árvore grande, forte, com raízes robustas e firmes de verdade.
E ninguém seria melhor do que ela, porque igual a ela não existia.

Comentários

Postagens mais visitadas